fonte alô Juca

A capital baiana e cidades da Região Metropolitana (RMS) encerraram o mês de dezembro com 77 pessoas vítimas da violência armada. Os dados são do relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, que registrou 87 tiroteios ao longo do período.
Segundo o levantamento, 62 pessoas morreram e 15 ficaram feridas em decorrência de disparos de arma de fogo. Parte significativa desses casos ocorreu durante ações policiais. Do total de tiroteios registrados em dezembro, 37 aconteceram em operações das forças de segurança, o que representa cerca de 42% das ocorrências. Nessas situações, 16 pessoas foram mortas e três ficaram feridas.
Apesar da redução no número de vítimas em comparação a outros meses de 2025, o relatório aponta que a violência armada continua atingindo pessoas em diferentes contextos do dia a dia. Em dezembro, houve uma morte dentro de um carro, duas mortes e um ferido em bares, além de dois óbitos registrados durante eventos.
O mês também contabilizou uma pessoa ferida por bala perdida, três mortes em chacinas e três casos de encontro de cadáver. Os dados mostram que a violência se manifesta tanto em episódios de grande repercussão quanto em ocorrências isoladas.
Um dos pontos que mais chamou a atenção no balanço final do ano foi o aumento no número de idosos entre as vítimas. Em dezembro, três pessoas idosas foram atingidas por disparos: duas morreram e uma ficou ferida. O número representa um aumento de 200% em relação ao mesmo período de 2024, quando um idoso morreu vítima da violência armada.
Esse cenário ficou evidente em um caso ocorrido no dia 30 de dezembro, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Duas idosas foram atingidas durante um ataque a tiros cometido por criminosos em um veículo. Uma das vítimas morreu no local. A idosa que perdeu a vida era mãe de um soldado lotado no Batalhão Gêmeos da Polícia Militar.
De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, os 87 tiroteios registrados em Salvador e na RMS em dezembro de 2025 representam uma queda de 34% em comparação com o mesmo mês no ano de 2024, quando foram contabilizados 131 episódios de disparos de arma de fogo.
O número total de pessoas baleadas também diminuiu. Em dezembro deste ano, 77 pessoas foram atingidas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 147 vítimas. O total de mortes caiu 39%, e o de feridos teve redução de 67%.
Municípios com registros de tiroteios em dezembro
Salvador: 64 tiroteios, 41 mortos e 13 feridos
Camaçari: 10 tiroteios, 10 mortos e 2 feridos
Simões Filho: 8 tiroteios e 6 mortos
Candeias: 3 tiroteios e 3 mortos
Dias d’Ávila: 2 tiroteios e 2 mortos
Bairros mais afetados pela violência armada
Beiru/Tancredo Neves (Salvador): 3 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido
Brotas (Salvador): 3 tiroteios, 3 mortos e 1 ferido
Liberdade (Salvador): 3 tiroteios, 1 morto e 1 ferido
Nordeste de Amaralina (Salvador): 3 tiroteios e 1 morto
Santa Cruz (Salvador): 3 tiroteios e 1 morto
Arembepe (Camaçari): 2 tiroteios e 1 morto
Alto do Cabrito (Salvador): 2 tiroteios e 4 mortos

