Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CPRLN
A mobilidade urbana do Subúrbio Ferroviário de Salvador entra em uma nova etapa nesta sexta-feira (19). Às 7h, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou da primeira viagem-teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trajeto experimental foi realizado no trecho entre os bairros da Calçada e do Lobato, representando um avanço importante para o transporte público da capital baiana.
Além dos testes técnicos do novo modal, a agenda oficial inclui a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras de urbanização e requalificação nos bairros de Santa Luzia, Lobato e Praia Grande. As intervenções, que começam ainda em dezembro, têm como objetivo transformar a orla da Baía de Todos-os-Santos e integrar melhorias de infraestrutura ao cotidiano da população local.
Entre as ações previstas estão a construção de novos passeios, acessos viários e ciclovias, além da implantação de equipamentos esportivos, ampliação de áreas verdes, playgrounds infantis e academias ao ar livre. A proposta é criar novos espaços de convivência e facilitar o deslocamento dos moradores do Subúrbio.
A implantação do VLT de Salvador é uma das obras de mobilidade mais aguardadas da última década. O novo sistema vai substituir o antigo trem do subúrbio, prometendo mais conforto, segurança e agilidade para milhares de passageiros que utilizam o transporte diariamente.
Atualmente, a Bahia conta com dois trens do modal. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, ao todo, o estado deve receber mais 36 vagões ao longo dos próximos anos. “Em 2026, chegam mais 17 trens; em 2027, outros 17; e em 2028, mais dois. Não se trata apenas de um sistema sobre trilhos, mas de um conjunto de obras de macrodrenagem, contenção de encostas e urbanização em toda a região”, afirmou.
O ministro Rui Costa destacou que o avanço das obras coloca a Bahia em posição de destaque no cenário nacional da mobilidade urbana. “Com os 40 km do VLT somados aos 40 km do metrô, o estado passa a contar com 80 km de transporte sobre trilhos, o que coloca a Bahia como o segundo estado do Brasil em quilometragem nesse setor, atrás apenas de São Paulo”, declarou.
A comitiva oficial e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) se reuniram no Largo da Calçada para o início dos protocolos da operação experimental.

