fonte alô Juca
Dois homens foram presos preventivamente na ultima terça-feira (25), durante a segunda fase da Operação Último Rastro, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A ação foi realizada por equipes da 1ª Delegacia Territorial local e visa elucidar o desaparecimento de Gustavo Rodrigues Gomes, ocorrido em 28 de junho no bairro Agrovila.
As diligências ocorreram no distrito de Pindorama e tinham como objetivo cumprir mandados judiciais e desarticular o núcleo da organização criminosa suspeita de envolvimento no sumiço da vítima. Os presos têm 28 e 21 anos e, segundo as investigações, pertencem ao grupo que teria ordenado a morte de Gustavo.
Durante as buscas, os policiais localizaram meio quilo de maconha, munições para fuzil calibre 5.56 e para pistola 9mm no imóvel onde estavam os investigados. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de munição de uso restrito.
A investigação já havia avançado em setembro deste ano, quando a Polícia Civil da Bahia deflagrou a primeira fase da Operação Último Rastro. Na ocasião, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram apreendidos 146 pinos de cocaína, munições calibre 9mm, carregadores de rádio comunicador, celulares, notebooks, câmeras de monitoramento e peças de roupa com manchas de sangue, que foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica.
Na mesma operação, agentes foram recebidos a tiros durante uma incursão na região de Pindorama, onde integrantes do grupo criminoso estariam escondidos. Um investigador da Polícia Civil e um soldado da Polícia Militar ficaram feridos, mas foram socorridos e passam bem.
Gustavo, de 19 anos, trabalhava como ajudante de pedreiro e desapareceu após ser visto pela última vez em Pindorama. Morador da Agrovila, ele não tinha histórico de envolvimento com atividades ilícitas, nem fazia uso de entorpecentes ou medicação controlada, segundo familiares. O caso mobilizou amigos, parentes e moradores da comunidade, que seguem em busca de respostas.
As investigações continuam para localizar outros envolvidos no crime.


