
Batizado Valdemiro Lima da Silva, e nascido em Santo Amaro da Purificação-BA no dia 13 de setembro de 1953, Merica foi revelado no Atlético de Alagoinhas e, antes mesmo que Bahia ou Vitória se interesse, o Flamengo o contratou em 1975, ficando no clube carioca até 1978.
No Flamengo, Merica atuou ao lado de craques como Zico, Adílio, Andrade, Tita, Carlos Alberto Torres, Rondinelli, Júnior, Paulo César Carpegiani, Geraldo, entre vários outros, mas não teve conquistas expressivas.
Depois de 175 partidas com a camisa do Flamengo, Merica foi negociado com o Bahia-BA, sendo campeão baiano em 1978 e, depois jogou rapidamente no América Carioca, indo para o Sport-PE em 1980, voltando a conquistar títulos e ter alta performance, sendo tricampeão pernambucano.
Merica era o tradicional cabeça de área, forte na marcação e usando seu poder físico para impor respeito. Ele também jogou no Nacional-AM e Confiança-SE, onde encerrou a carreira após conquistar os títulos estaduais de 1986 e 1988.
Ao encerrar a carreira, Merica fixou-se em Alagoinhas, tendo ligação com o futebol amador local e tendo uma vida segura, e, muitas vezes, ainda fazendo apresentações no time de masters do Flamengo.
Merica está sendo velado em Alagoinhas, onde será sepultado neste domingo.