Está divulgada na internet a informação de que a Prefeitura Municipal de Alagoinhas teria omitido do Ministério Público informações sobre contratos de artistas para o São João 2025. Não é verdade.
Todos os contratos das atrações que foram assinados e publicados no Diário Oficial do Município até o dia 06/06 – primeira data limite determinada pelo MPBA para o cadastro das informações na Plataforma de Transparência dos Festejos Juninos – foram devidamente informados no prazo estabelecido, o que garantiu o Selo de Transparência a Alagoinhas.
Conforme explicado pelo Ministério Público da Bahia, em resposta publicada no mesmo texto em que a Prefeitura de Alagoinhas é acusada de “omitir gastos”, as informações sobre os contratos firmados após o dia 06/06 podem ser cadastradas na Plataforma de Transparência até o dia 31/07. O Município, portanto, está no prazo regular.
É importante ressaltar que todos os contratos com artistas que se apresentaram no São João de Alagoinhas foram assinados e publicados no Diário Oficial do Município antes da realização da festa. Os valores são públicos, de acesso a qualquer cidadão, e estão divulgados no texto em questão.
Diante do exposto e em respeito ao papel da imprensa enquanto formadora da opinião pública, a Prefeitura de Alagoinhas reitera o seu compromisso com a transparência e repudia a acusação de “omissão” que macula a imagem de um trabalho que não só movimentou a economia local, como colocou a cidade na rota dos grandes festejos juninos e elevou a autoestima da nossa população.