kid gordinho
A 5ª Oficina do Planejamento Participativo (OPP) de Alagoinhas foi realizada no ultimo domingo, 25 de maio, na regional de Narandiba, na Escola Municipal Professora Luzia Margarida Pinto. O encontro mobilizou dezenas de moradores de localidades vizinhas, reunidos para definir, de forma coletiva, as prioridades da população.
As oficinas fazem parte de uma estratégia da gestão municipal para fortalecer a cidadania ativa, por meio da construção conjunta de políticas públicas que respondam diretamente aos anseios dos cidadãos alagoinhenses. Até o dia 16 de junho, outras edições do OPP acontecerão em diversas regiões do município, ampliando a participação popular nas decisões mais urgentes voltadas ao desenvolvimento da cidade.
“Estamos retomando o debate sobre os rumos do município com quem realmente conhece a realidade local: os moradores, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Aqui, nesta região, ninguém conhece melhor os desafios e potencialidades do que vocês. Em meu nome e em nome do prefeito Gustavo Carmo, afirmo: a partir de agora, a construção da cidade será feita ao lado do nosso povo”, declarou o vice-prefeito Luciano Sérgio.
Estiveram presentes moradores das comunidades de Nova Esperança, Narandiba, Pindobal, Pindobal de Cima, Fazenda Uruba, Camboatá, Baixão, Ponto do Beiju, Tucum, Espinho, Cambuí, Buracica, Fazenda Vitória, Pedra de Cima, Portões, Olhos D’Água, Colina do Sol e Pedra de Baixo.
Durante a oficina, o superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota, apresentou dados relevantes sobre a regional, incluindo informações sobre população, escolaridade e características geográficas, contextualizando a importância do encontro.
“Nós organizamos o trabalho em quatro grupos, baseados nos eixos estratégicos definidos pela gestão municipal: desenvolvimento social e garantia de direitos; desenvolvimento econômico sustentável; desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e cidades resilientes; e eficiência na gestão, governança e participação social. Cada grupo escolheu uma prioridade, e entre elas foi eleita uma prioridade geral, chamada de ‘prioridade menos um’, que será incorporada à Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. As demais propostas não serão descartadas, mas integradas ao Plano Plurianual (PPA) e ao Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM)”, explicou Mota.
Na regional de Narandiba, os grupos de trabalho definiram as seguintes prioridades:
GT-01 – Ampliar a oferta de serviços em saúde, com realização de concurso público para agentes comunitários e demais profissionais da área, além de garantir transporte gratuito para as comunidades distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Portões e Narandiba;
GT-02 – Implantar um programa permanente de incentivo à agricultura familiar, com fornecimento de maquinário, adubos, sementes e assistência técnica;
GT-03 – Pavimentar e requalificar, com drenagem, as estradas vicinais das localidades de Pedra de Baixo, Pedra de Cima, Ponto do Beiju, Colina do Sol, Narandiba, Nova Esperança, Uruba e Olhos D’Água;
GT-04 – Avançar no processo de reconhecimento do Ponto do Beijú como distrito oficial do município de Alagoinhas.
“Ao final do encontro, a proposta mais votada entre os presentes foi a do GT-03, que trata da pavimentação e requalificação com drenagem das estradas vicinais. Ao todo, 64 pessoas participaram da oficina. Também foram eleitos os delegados titulares da regional: Vilma de Jesus Santos e Feliciano Sousa da Silva, além das suplentes: Marineide Barbosa dos Santos e Maura Lago Rocha. Esses representantes acompanharão as demandas regionais e integrarão o Fórum do Orçamento Participativo”, informou a assessora do gabinete do vice-prefeito, Ana Gleise dos Santos Souza.
Para Danilo Ribeiro dos Santos, gerente distrital do Ponto do Beiju, a oficina se destacou pela mobilização comunitária. “Foi muito especial, porque nos unimos para eleger a principal demanda da localidade. A participação coletiva foi fundamental para alcançarmos um consenso que reflete os reais interesses da nossa população”, afirmou.
Já Vilma de Jesus Santos, moradora do Pindobal e eleita como delegada da regional, destacou o impacto do processo participativo: “Fazer parte desse momento foi fundamental para todos nós. A oficina nos despertou para o papel de protagonistas da nossa realidade. As decisões tomadas hoje resultarão em melhorias concretas para nossas comunidades”.
Agenda das próximas Oficinas do Planejamento Participativo
26 de maio – 6ª OPP REGIÃO RUA DO CATU
28 de maio – 7ª OPP REGIÃO DE SANTA IZABEL
02 de junho – 8ª OPP REGIÃO SANTA TEREZINHA
03 de junho – 9ª OPP REGIÃO MANGALÔ
08 de junho – 10ª OPP REGIÃO BOA UNIÃO
09 de junho – 11ª OPP REGIÃO RIACHO DA GUIA
11 de junho – 12ª OPP REGIÃO CENTRO
15 de junho – 13ª OPP REGIÃO SAUÍPE
16 de junho – 14ª OPP REGIÃO DE ESTÊVÃO