O Brazilian Internacional Beer Awards (BBA) abriu os eventos com uma cerimônia especial na noite de sábado (16). Centenas de pessoas estiveram prestigiando as premiações e, depois de avaliação criteriosa de renomados jurados do mundo cervejeiro, foi divulgada a lista das campeãs do BBA. A competição conta com a chancela do IBCF – Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, e se consagrou como o maior concurso internacional de cervejas da América Latina.
Entre as cervejas, as campeãs foram:
1º lugar – Feitiçaria Noturna – Cervejaria Turatti (Ceará)
2º lugar – Turatti Gueuze – Cervejariaq Turatti (Ceará)
3º lugar – Rótulá American IPA – Cervejaria Rótula Bier (Rio Grande do Sul)
4º lugar – Camba Hell – Cervejaria Camba Bavaria (Alemanha)
5º lugar – Midnight Train – Cervejaria Hank Bier (Paraná)
Já as cervejarias campeãs foram:
1º lugar – Cervejaria Big Jack – Santa Catarina
lugar – Cervejaria Turatti – Ceará
3º lugar – Cervejaria Karsten – Santa Catarina
4º lugar – Cervejaria Três Santas – Espírito Santo
5º lugar – Hop Bros Cervejaria – Alagoas
Além das marcas premiadas como as melhores do concurso, houve a premiação em cada uma das 168 categorias do competição.
Douglas Merlo, coordenador técnico do BBA, explicou que as categorias que têm menos de 12 marcas inscritas passaram por uma única etapa e nela já foram definidas as medalhistas de ouro, prata e bronze. Já as categorias em que havia mais de 12 marcas participantes passaram pela primeira rodada de avaliação; as que atingiram mais de 30 pontos foram para a segunda fase ou diretamente para a fase final do concurso, em que foram definidas as medalhistas. As candidatas que receberam medalha de ouro foram provadas mais uma vez pelos jurados, para que eles definissem as cinco melhores cerveja das competição.
Um dos jurados foi Daniel Barros, advogado do Rio de Janeiro que participa de concursos cervejeiros pelo mundo à fora. Sobre a competição sediada em Alagoinhas, ele destacou a participação maciça de marcas estrangeiras. “Uma coisa que me chamou muito a atenção é que em concurso aqui no Brasil a gente encontra bastante participação de cervejarias estrangeiras, mas nenhuma tão forte quanto houve nesse concurso. Eu achei isso bem relevante. O nível de qualidade das cervejas está muito bom”, considerou Daniel.
No total, foram avaliadas 1.060 amostras de cerveja de 34 países, como Brasil, México, Singapura, Alemanha, Estados Unidos, Polônia e Argentina, entre outros. O corpo de jurados tinha membros de origem de 12 países, especialistas, produtores e apreciadores da bebida, altamente qualificados, com conhecimento do mercado e experiência em competições cervejeiras internacionais. As amostras foram recebidas pela organização do evento até o dia 8 de novembro; a degustação foi feita de quinta (14) a sábado (16). Durante a cerimônia de divulgação dos resultados, o público pôde provar diversas cervejas que participaram do concurso
“Foi um grande sucesso! Cervejarias nacionais e internacionais, premiadas de todo o mundo – o que fortalece ainda mais a cadeia da cerveja artesanal também do nordeste do nosso país. Com isso, a Bahia por si só vem incentivando cada vez mais este segmento. E, Alagoinhas, por ser a capital estadual da Cerveja foi, na verdade, a protagonista da cerveja no cenário mundial nestes últimos dias. Com certeza, ano que vem estaremos juntos novamente”, afirma o presidente da Sol Eventos, Develon da Rocha.
Esta é uma realização da Sol eventos e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas. O Concurso Internacional de cervejas – Brazilian Internacional Beer Awards, conta também com o patrocínio Sebrae.