Bahia noticias
No total, 14 pessoas foram presas após o assassinato a tiros do prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil) e do seu pai na cidade de João Dias (Rio Grande do Norte) na última terça-feira (27). Quatro pessoas foram presas suspeitas do assassinato do prefeito e de seu pai, enquanto que outras dez estão sob custódio por conta de um suposto plano de vingança.
De acordo com o delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia do Oeste, a polícia ainda não sabe o motivo do crime, mas afirma que diversas linhas de investigação estão sob análise e que não descarta nenhuma possibilidade.
“Evitamos um derramamento de sangue na cidade. O grupo muito provavelmente tentaria se vingar da morte do prefeito”, afirmou o delegado. Mesmo com o momento de instabilidade do município, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirmou que as eleições estão mantidas para o dia 6 de outubro.
O CRIME
Marcelo Oliveira visitava casas de apoiadores no fim da manhã desta terça-feira (27) quando, por volta das 11h, oito criminosos, distribuídos em dois veículos, chegaram ao local e atiraram contra os dois. O pai do prefeito, Sandi Oliveira, morreu na hora, enquanto que Marcelo chegou a ser socorrido e levado para um hospital da cidade de Catolé da Rocha, cidade vizinha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a polícia, o prefeito foi atingido por 11 disparos de arma de fogo. Eleito em 2020, Marcelo renunciou ao mandato em julho de 2021, mas voltou ao cargo em outubro do mesmo ano, após entrar na Justiça alegando que havia sido coagido a abrir mão do cargo por conta de ameaças da então vice-prefeita Damária Jacomé.
PRISÕES E NOVO PREFEITO
Foram presos, ao todo, desde a terça-feira (27), catorze pessoas, na cidade de João Dias e em cidades próximas. Quatro pessoas foram presas suspeitas de cometer o crime contra o prefeito, enquanto que 10 pessoas, entre elas um irmão de Marcelo, foram presas com 13 armas de fogo por conta de um suposto plano de vingança.
O presidente da câmara municipal da cidade, Jessé Oliveira, irmão de Marcelo e filho de Sandi, foi quem assumiu a prefeitura da cidade, uma vez que a vice-prefeita Damária Jacomé está impedida de assumir a função. Por questões de segurança, a posse foi realizada por meio de sessão virtual.
Jessé afirmou que assumu a prefeitura em momento de dor na família e que vai buscar seguir o legado deixado pelo pai e pelo irmão