secom
A noite de quinta-feira (03), em Alagoinhas, foi de comemoração e sensação de vitória para os moradores do Conjunto Habitacional Linha Verde, alunos dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados através do Plano de Trabalho Social (PTS) do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Em uma solenidade realizada na Associação de Moradores do Conjunto, os cursistas receberam, em mãos, os certificados de conclusão referentes às qualificações de confeitaria básica, salgados e folheados, pintor de obras, auxiliar de pizza, empreendedorismo, eletricista de baixa tensão e operador de calçados.As formações são fruto do convênio da Prefeitura de Alagoinhas com a Caixa Econômica Federal e parceria com o SENAI, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O objetivo foi estimular o empreendedorismo e trazer qualificação profissional para pessoas que vivem naquela região, proporcionando mais conhecimento e informação.
Com uma grade composta por 13 opções que abrangem áreas como empreendedorismo, gastronomia, construção civil e tecnologia, as capacitações foram ministradas em horários e locais demandados pelos próprios moradores, visando não interferir nos outros compromissos familiares e profissionais dos alunos, além de buscar ampliar o número de participantes.A coordenadora de Habitação da SEMAS, Ana Carla Ribeiro, avalia a importância da oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade e conta que ainda há vagas disponíveis para quem deseja uma chance de se qualificar. “Quero informar que os cursos de mecânico de refrigeração e climatização ainda estão disponíveis, restando algumas vagas. Não percam a oportunidade, é muito importante para impulsionar os moradores do Conjunto Linha Verde no mercado de trabalho”, ressaltou.A diretora de Inclusão Social da SEMAS, Leidiane Oliveira, representando o secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, parabenizou os formandos e a superação de obstáculos que cada um vivenciou para que pudessem estar ali. “Quero dar parabéns a cada um de vocês, estou orgulhosa por todos que estão aqui e que concluíram o curso, pois compreendemos o esforço exigido diante de múltiplas responsabilidades. Conseguir dedicar tempo para a qualificação não é tarefa fácil, mas, como costumo afirmar, a vida é feita de escolhas, oportunidades e condições. E, apesar de tudo, vocês estão aqui hoje, colhendo os frutos das oportunidades que agarraram”, destacou.
Berenice, 47 anos, já possuía habilidades em fazer salgados como um passatempo e de maneira informal. No entanto, com o diploma do curso, contou que agora terá melhores oportunidades de conseguir um emprego, especialmente por ser uma certificação do SENAI, reconhecida e valorizada no mercado: “Esse curso veio para aprimorar minhas habilidades e me especializar de maneira mais formal. Ter um certificado em mãos oferece mais segurança, principalmente sendo um curso oferecido pelo SENAI, que agrega valor ao currículo. Estou esperançosa de que, em breve, conseguirei uma posição na área”, concluiu.
Fotos: Roberto Fonseca