Bahia noticias
O tratamento oncológico segue em rápida evolução, precursor de um futuro em que o câncer, mesmo que ainda não plenamente curado, será controlado com procedimentos e medicamentos. Nos últimos anos, os avanços em pesquisa, aprimoramento profissional e aperfeiçoamento tecnológico mudaram a forma como a doença é tratada no Hospital Santa Izabel (HSI).
A expansão da atuação conjunta com o Grupo Oncoclínicas, líder no Brasil e um dos mais renomados da América Latina no tratamento e pesquisa oncológica, dinamizou a implantação do primeiro Cancer Center da Bahia, uma unidade que, de forma estruturada, concentra no Santa Izabel todas as etapas do tratamento oncológico, desde a prevenção, diagnóstico e tratamento, até a reabilitação.
Além disso, deve ser levado em conta os avanços em termos de conhecimento, exames mais sensíveis, acesso mais rápido e seguro a tratamentos de precisão, apoio multidisciplinar, maior especialização profissional e inovação tecnológica. “Integralizar a assistência e toda a linha de diagnóstico aos cuidados é um desafio que já estamos vencendo. O nosso propósito é oferecer sempre o melhor tratamento”, diz José
Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, destacando ainda a implantação do primeiro Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) – demanda antiga da comunidade local. A evolução na abordagem à doença está sendo acompanhada também por um acolhimento mais afetivo, com fluxos ágeis de atendimento e uma comunicação mais eficiente, envolvendo o apoio de equipe multiprofissional e concierges para agilizar procedimentos, diagnósticos e tratamentos, e propiciar uma maior confiança na relação médico-paciente. “Faz toda a diferença encontrar uma assistência atualizada e segura em um mesmo lugar, com estrutura e retaguarda de um hospital completo e devidamente preparado para acolher de forma individualizada”, afirma Clarissa Mathias, médica chefe do Serviço de Oncologia Oncoclínicas/HSI.
CRIOTERAPIA
Outra novidade do Cancer Center é a implantação do Programa de Navegação da Enfermagem, uma iniciativa que simplificou o acolhimento e deixou o itinerário do paciente mais amigável, integrado e com menos necessidade de deslocamentos administrativos. Destaque também à oferta de crioterapia, procedimento que evita a queda de cabelos durante o tratamento de quimioterapia. As manifestações dos pacientes e seus familiares indicam que os resultados têm sido muito positivos quanto aos protocolos e procedimentos. “Durante o tratamento, busco acolher e orientar o paciente em todos os aspectos relativos à doença”, esclarece Aline Abdon Lima, enfermeira navegadora do Cancer Center.
NOVO ROBÔ
Outra boa notícia foi a recente estreia de um novo e moderno robô cirúrgico. É o Da Vinci X, que está permitindo aos cirurgiões especializados a realização de cirurgias complexas utilizando abordagem minimamente invasiva. A cirurgia robótica oferece benefícios e facilidades tanto para a equipe médica, quanto para o paciente. Uma das vantagens do novo equipamento é o endoscópio, que pode ser fixado a qualquer um dos braços do robô, permitindo uma visualização em 3D de alta resolução da anatomia do paciente e possibilitando ao cirurgião fazer ressecções com muito mais segurança.
Este salto tecnológico do Programa de Robótica marca também a despedida do primeiro robô da Bahia, que estreou em 2019 de forma pioneira no HSI, alcançando a expressiva marca de 1.810 cirurgias realizadas.
SOBRE O HOSPITAL SANTA IZABEL
O Hospital Santa Izabel é referência nacional em cardiologia, oncologia neurologia, ortopedia e pediatria. A reconhecida expertise do hospital é fortalecida pelo investimento contínuo em alta tecnologia e em ensino e pesquisa, na especialização e treinamento das equipes e por diversas iniciativas de pioneirismo e inovação que contribuem para o diagnóstico ágil e preciso, tratamento seguro, promoção de saúde e qualidade de vida. No ano passado, o pioneiro hospital baiano realizou quase 15 mil procedimentos cirúrgicos, 40 mil atendimentos ambulatoriais e 98 mil acolhimentos no pronto-socorro.
Para obter mais informações, visite https://www.hospitalsantaizabel.org.br/
SOBRE O GRUPO ONCOCLÍNICAS
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade.
Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana- Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.