kid gordinho
Para um público de cerca de 56 mil pessoas, no Morumbi, o Bahia empatou com o São Paulo por 0 a 0, neste domingo (30), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa foi a oitava partida seguida do Esquadrão sem vencer na temporada (quatro derrotas e quatro empates). Nos últimos 17 jogos, o time do técnico Renato Paiva saiu com o triunfo apenas uma vez, contra o Palmeiras, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na 17ª colocação com 15 pontos, dentro da zona de rebaixamento, o Bahia agora presta atenção nos outros três jogos que fecham a rodada do Brasileirão. O Coritiba, 18° lugar com 14 pontos, enfrenta o Botafogo, no Engenhão. O América-MG, 19° com 10, encara o Palmeiras, no Independência, e o Goiás, 16° com 15, joga contra o Grêmio, no Estádio da Serrinha.
Agora, o Esquadrão volta a campo no próximo domingo (6), contra o América Mineiro, às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o próximo compromisso do Bahia é contra o Atlético Mineiro, no domingo seguinte, contra o Atlético Mineiro.
1° TEMPO
COMEÇO ANIMADO
Logo após o pontapé inicial, o São Paulo levou perigo ao gol de Marcos Felipe, o que viria a ser uma constante no 1° tempo. Caio Paulista cruzou pela esquerda e Rodrigo Nestor cabeceou para o chão, desperdiçando uma boa chance para o tricolor do Morumbi.
Aos quatro minutos, o Bahia respondeu com Ademir, que após boa troca de passes no meio-campo, recebeu bom cruzamento de Matheus Bahia e chegou finalizando de cabeça por cima do gol de Rafael. Começo animado no duelo de tricolores.
PRESSÃO DO SÃO PAULO
Aos 11 minutos, o arqueiro do Bahia realizou uma ótima defesa após Caio Paulista, mais uma vez, chegar pela esquerda e cruzar para Rodrigo Nestor. O meio-campista são-paulino bateu de primeira e Marcos Felipe defendeu com o pé.
Na sequência, o São Paulo seguiu no ataque e, novamente com Rodrigo Nestor, levou perigo com o chute do camisa 11 acertando a trave da meta do Esquadrão.
Só dava o time da casa. Aos 20 minutos, David recebeu dentro da área com liberdade, porém, perdeu o ângulo e bateu rasteiro para defesa de Marcos Felipe. Na sequência, Caio Paulista arriscou da entrada da área e exigiu mais uma defesa do camisa 22 do Bahia.
RESPOSTA DO ESQUADRÃO
Após uma série de chances do São Paulo, o Bahia respondeu aos 25′ em contra-ataque puxado por Rezende. A bola caiu nos pés de Matheus Bahia que chutou forte e levou perigo ao gol de Rafael.
Logo depois, Ademir recebeu a bola no lado direito do ataque do Bahia, carregou pro meio e bateu com força tirando tinta da trave do São Paulo.
CHANCE MAIS CLARA DO JOGO
Aos 32 minutos, Marcos Felipe errou na saída de bola e tocou no pé de Juan, que havia entrado no lugar de Erison pouco tempo antes. O atacante são-paulino passou para David, que, livre dentro da área, cara a cara com Marcos Felipe, chutou para fora. Foi a chance mais clara da partida.
Em um primeiro tempo dominado pelo São Paulo, a última chance de gol do time paulista nasceu aos 45 minutos, com Rodrigo Nestor. O camisa 11 recebeu passe em profundidade de David e chutou de perna esquerda para mais uma defesa de Marcos Felipe, o nome do jogo. Foi a sétima do goleiro tricolor nos 45 minutos iniciais.
2° TEMPO
A primeira boa chance da 2ª etapa foi do Bahia. Aos 3 minutos, após cobrança de escanteio, Vitor Hugo desviou de cabeça, mas Thaciano não conseguiu colocar a bola dentro do gol são-paulino.
ROTEIRO DO 1° TEMPO SE REPETE
Como no 1° tempo, a pressão do São Paulo voltou após o intervalo. Primeiro, aos 6 minutos, Juan ficou cara a cara com Marcos Felipe e o arqueiro do Bahia salvou mais uma. Na jogada, o árbitro Ramon Abatti Abel marcou impedimento, porém, se o gol saísse, o VAR provavelmente validaria, pois a posição de Juan pareceu legal.
Aos 10 minutos, foi a vez do zagueiro Beraldo chegar no ataque e chutar forte para mais uma defesa do goleiro do Esquadrão.
ESTREIA DE RATÃO E RETORNO DE JACARÉ
Aos 15 minutos, Renato Paiva promoveu a estreia do atacante Rafael Ratão e o retorno do meia Vitor Jacaré. Ratão entrou no lugar de Rezende e Vinicius Mingotti deu lugar a Jacaré.
Apesar das mudanças, o nome do jogo continuou sendo Marcos Felipe. Dois minutos depois das substituições do Bahia, Caio Paulista foi acionado na ponta esquerda, invadiu a área e chutou para Marcos Felipe, mais uma vez, manter o zero a zero no placar.
GOL DO BAHIA IMPEDIDO
Aos 21 minutos, Vitor Jacaré recebeu ótimo passe de Cauly e desviou para as redes do São Paulo. Porém, o jogador do Bahia estava impedido.
ESTREIA DE CAMILO CÁNDIDO E RETORNO DE RAUL GUSTAVO
Aos 37 minutos, o uruguaio Camilo Cândido entrou no lugar de Matheus Bahia e fez a sua estreia com a camisa do Esquadrão. Na mesma mudança, Raul Gustavo retornou à equipe, entrando no lugar de Thaciano.
CHANCE DE CAULY
Aos 45′, o Bahia puxou contra-ataque em alta velocidade e a bola ficou com Cauly, que saiu cara a cara com Rafael e chutou em cima do goleiro são-paulino.
MARCOS FELIPE, O NOME DA PARTIDA
Já nos acréscimos, Beraldo desviou de cabeça para Arboleda, que finalizou de cabeça para mais uma defesa de Marcos Felipe, o grande nome do empate por 0 a 0 no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
São Paulo x Bahia
Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29/07/2023 (domingo)
Horário: 11h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Gilberto, Gabriel Xabier, Matheus Bahia, Rafael Ratão
Gols:
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor (Michel Araújo) e Wellington Rato (Alexandre Pato); David e Erison (Juan). Técnico: Dorival Júnior.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Matheus Bahia; Acevedo, Rezende (Rafael Ratão), Thaciano e Cauly; Ademir e Vinicius Mingotti (Vitor Jacaré). Técnico: Renato Paiva.