tv prime
Uma das melhores atrizes que já passaram pela Globo, faleceu momentos depois de final de uma novela em que participou. Ela havia recebido um diagnóstico de câncer, mas conseguiu gravar o folhetim até o fim, falecendo algumas semanas após a exibição do último capítulo.
Considerada uma das maiores artistas da teledramaturgia da história, Dina Sfat nasceu na cidade de São Paulo em 1938. Sua primeira telenovela foi Ciúme, na extinta TV Tupi, no ano de 1966, mesma época em que estreou nos cinemas.
Nos anos 70, Dina Sfat se consagrou como uma das melhores atrizes de sua geração, com seu talento reconhecido até hoje. Seus destaques ficam para Selva de Pedra, de 1972, Os Ossos do Barão, de 1974 e Gabriela, exibida em 1975.
Já nos anos 80, ela diminuiu um pouco o seu trabalho, participando de apenas uma novela, Eu Prometo, de Janete Clair. Infelizmente, recebeu o diagnóstico de um câncer de mama em 1985, iniciando rapidamente o tratamento.
Já em 1988, aceitou o convite de dar vida a Laura, na novela Bebê a Bordo. Dina conseguiu atuar até o final do folhetim, apesar de sofrer com complicações da patologia. Ela realizou algumas cirurgias de 1986 até 1988. Contudo, acabou falecendo de metástase no dia 20 de março de 1989.
Segundo uma matéria especial do Jornal Brasil, de 1989, Dina Sfat passou por tratamentos de saúde e reclamava de dores pelo corpo. A atriz faleceu no Rio de Janeiro, aos 50 anos, pouco mais de um mês depois do último capítulo de Bebê a Bordo.