metro1

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) esclareceu, ao Metro1, nesta sexta-feira (26) que a implementação da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado ainda não está totalmente operacional, mas segue em andamento. Segundo o órgão, as intervenções exigem tempo para serem concluídas de forma correta e, possivelmente, o sistema estará plenamente disponível até o início de fevereiro. Nem todas as unidades da federação estão totalmente adaptadas, conforme previsto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com o Detran-BA, “o serviço está sendo preparado com as alterações necessárias ao cidadão, com intervenções profundas que exigem atenção para ocorrer de maneira assertiva”. O órgão ressaltou que o prazo de adaptação é normal diante das mudanças anunciadas, que incluem aulas teóricas gratuitas, redução da carga mínima de aulas práticas e fim do prazo de um ano para concluir a habilitação.
O caso chegou à redação do Metro1 por meio de ouvintes da Rádio Metropole, que relataram dificuldades para migrar para o novo sistema e apontaram problemas com o prazo de 180 dias indicado no aplicativo. Segundo os relatos, candidatos estavam sendo cobrados por um modelo ainda não operacional, gerando insatisfação e custos extras.

