bahia noticia
Abel Braga parece ter retornado ao comando do Internacional ainda desconectado do cenário atual do futebol — e do mundo. Durante sua apresentação na tarde do último domingo (30), o treinador utilizou um termo homofóbico ao relembrar uma situação antiga envolvendo o uso de uma camisa rosa em treinos de sua passagem anterior pelo clube.
“Eu não quero mais porr* do meu time treinando de camisa rosa, pô! Parece time de viad*. Não falei que tinha que tirar essa camisa aí?”, disse Abel, ao reviver o episódio. Assista:
O trecho do Abel Braga, novo treinador do Internacional, falando que não quer o time dele usando uma camisa rosa pois “parece time de viado” e que tinha que “tirar essa camisa aí”
— DataFut (@DataFutebol) November 30, 2025
A fala gerou reação imediata nas redes sociais e entre torcedores. Horas depois, o técnico publicou uma retratação em seu Instagram, afirmando ter reconhecido o erro.
“Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, escreveu o treinador, em trecho. Confira abaixo:

A declaração de Abel ocorre menos de um mês após outra fala considerada discriminatória dentro do próprio clube. Em novembro, o então técnico Ramón Díaz fez um comentário machista ao analisar o desempenho da equipe após o empate por 2 a 2 contra o Bahia, no Beira-Rio, pela 33ª rodada do Brasileirão.
“Não pode ser que, em um clube tão importante, se passe isso. Porque foi incrível. O futebol é para homens, não é para meninas, é para homens”, afirmou o argentino.
Os dois episódios aumentaram a pressão sobre o ambiente institucional do Internacional, especialmente em um momento crítico da temporada.
Abel Braga saiu da aposentadoria para tentar evitar o rebaixamento do Colorado. Seu contrato vai apenas até o fim do Campeonato Brasileiro e não prevê remuneração.
O Inter ocupa a 17ª colocação, com 41 pontos, e precisa vencer São Paulo e Red Bull Bragantino nas duas rodadas finais para ter chances reais de permanecer na Série A. Abel comandou o primeiro treino no último domingo e terá apenas dois dias de preparação antes do duelo decisivo, que ocorre nesta quarta-feira (3), contra o Tricolor Paulsita, na Vila Belmiro.


