A ordem de serviço para a construção da unidade integrada SESI/SENAI foi assinada na manhã desta quarta-feira, em um ato que reuniu representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema FIEB), o prefeito Gustavo Carmo, secretários municipais e membros da sociedade civil. O encontro aconteceu no próprio local do futuro empreendimento, situado na Avenida Ayrton Senna, na região do Parque da Cidade, marcando oficialmente o início de uma obra estratégica para Alagoinhas. A obra tem previsão de início em dezembro de 2025, com término previsto para 2027.
Os investimentos do Sistema FIEB na Unidade Integrada de Alagoinhas chegam a cerca de R$ 70 milhões, contemplando a construção de uma escola de ensino básico, uma unidade de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do SESI Bahia e uma escola profissional do SENAI Bahia, com entrega prevista para 2026. Paralelamente, a atual unidade do SENAI no município receberá R$ 1,3 milhão para implantação de laboratórios maker e de informática, além de um novo bloco de salas de aula. Como contrapartida ao município, o projeto inclui a requalificação de uma área pública adjacente ao terreno da futura escola, a construção de um campo de futebol com vestiário e a revitalização de um parque municipal, ampliando os benefícios para toda a comunidade.
“Alagoinhas, que é sede e cidade-mãe dessa região, está feliz por ver a parceria com a FIEB se tornar uma realidade. Com a conclusão dessa obra, poderemos ofertar aqui um ensino profissional de qualidade, contribuindo para a formação dos nossos estudantes. É importante dizer que tudo isso se iniciou com o ex-prefeito Joaquim Neto, enquanto eu ainda era Secretário de Educação, quando fizemos esse movimento, com várias reuniões com o diretor da FIEB, Paulo Sintra, que foi muito ativo nesse processo na época. Fizemos a doação desse terreno para essa construção, sendo que teremos também, para a população, a requalificação da praça esportiva com vestiário, campo, telamento, arquibancada e tudo aquilo que os moradores da Alagoinhas Velha merecem. É mais um passo importante que damos em benefício do desenvolvimento da nossa cidade”, disse Gustavo.
Segundo o presidente da FIEB, Carlos Henrique de Oliveira Passos, a escolha de Alagoinhas para sediar esse empreendimento decorre da importância da cidade no cenário industrial baiano. “Alagoinhas é um polo industrial pujante, que tem uma importância grande dentro do estado da Bahia. Esse empreendimento é o principal do Sistema FIEB no estado da Bahia e vai trazer uma unidade integrada do SESI, do SENAI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da FIEB. Nós temos aqui em Alagoinhas a unidade do SENAI funcionando dentro de um imóvel de terceiros e, com essa construção, vamos poder ter uma unidade do SENAI para atender até 4.500 alunos por ano. Além disso, a escola do SESI terá capacidade para atender cerca de 2.000 alunos, trazendo espaços para o desenvolvimento da educação de jovens e adultos”, explicou Carlos.
O diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, explicou que o SESI terá papel fundamental no desenvolvimento educacional de crianças e jovens, por meio de um ensino moderno e atual. “Inicialmente, teremos vagas para estudantes do fundamental e do ensino médio, com uma metodologia nova, com foco muito forte em iniciação científica e robótica. Certamente esse cenário educacional vai influenciar outras escolas da cidade. Por termos um núcleo do SESI em Alagoinhas, com essa parceria forte com a Prefeitura local, temos no prefeito Gustavo Carmo um parceiro que quer investir na cidade, pois tem uma mentalidade moderna. Esperamos continuar essa relação, ampliando cada vez mais nossa parceria”, frisou.
De acordo com o diretor regional do SENAI, Evandro Mazo, a unidade integrada vem para contribuir efetivamente para o crescimento da educação de crianças e jovens de Alagoinhas. “Teremos aqui a responsabilidade de atuar de maneira cada vez mais assertiva em apoiar o desenvolvimento da indústria local, seja atualizando a nossa oferta de cursos, seja ajudando as indústrias a enxergarem as potências que a transformação digital está provocando no mundo. Quero reforçar que, além da alegria de estarmos aqui celebrando esse início, temos a responsabilidade de promover o desenvolvimento local. Para além do que fazemos, o nosso papel é atrair jovens para a atividade industrial, contribuindo para que essas pessoas tenham novas oportunidades”, disse.
Representando o alunado do SENAI, Raylan Victor Santos enalteceu o papel que a unidade terá no cotidiano de centenas de jovens. “Essa assinatura marca o início de um novo capítulo na nossa história e também na história do SENAI de Alagoinhas. Ver a expansão dessa organização, através dessa estrutura, e ver também a criação de oportunidades de conhecimento e de futuro para muitas pessoas. Como aluno e estagiário, acompanho de perto o compromisso diário que o SENAI tem com a formação profissional de seus alunos. Cada curso, cada laboratório, cada professor e cada projeto refletem a missão de preparar pessoas para o mercado de trabalho com competência, responsabilidade e inovação. Essa nova unidade reafirma esse compromisso”, concluiu.
Detalhes
A nova unidade do SESI em Alagoinhas será composta por um conjunto estruturado para oferecer educação, saúde e bem-estar. O projeto inclui o Edifício da Escola SESI, com quatro pavimentos, além de um ginásio, um campo society com arquibancada e duas praças internas com pergolados descobertos que ampliam as áreas de convivência. A Unidade SESI Saúde terá três pavimentos, abrigando no nível inferior a cantina, que contará com dois pátios cobertos para convivência. O complexo também incluirá abrigo de gás, abrigo de resíduos, além de estacionamento interno exclusivo para a área de saúde.
Já o SENAI contará com uma estrutura moderna voltada à formação técnica e prática. O projeto prevê o Edifício da Escola Técnica SENAI, com cinco pavimentos, acompanhado de abrigo de gás e uma sala de compressor localizada sob a marquise. O complexo será ampliado com um galpão de práticas, que reunirá seis laboratórios, vestiários e espaço destinado aos funcionários. A unidade também terá abrigo de gás para o galpão, além da Arena EMI e da Arena RD, dedicada à Escola de Eletricistas, reforçando a vocação do SENAI para qualificação profissional de alta performance.




