Skip to content

MENU

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral
Skip to content
6 de outubro de 2025
Kid Gordinho

Kid Gordinho

Notícias, mundo dos famosos, entrevistas, vídeos e muito mais

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral

INTOXICAÇÃO POR METANOL: Brasil tem 16 casos confirmados e 209 suspeitos, diz novo boletim do Ministério da Saúde

Redação KG6 de outubro de 2025
 
 

fonte alô Juca

O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite deste domingo (5).

 

🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

 

São 16 casos confirmados e 209 em investigação. A lista de estados com ocorrência dos casos caiu de para 13, após Bahia e Espírito Santo terem seus casos descartados. O Ceará notificou seu primeiro caso suspeito.

 

Desses 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação. A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação. Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).

 

Ministério começa a distribuir antídotos

 

O Ministério da Saúde informou, também, que começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos usados no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que pediram reforços de estoque. Na primeira remessa foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

 

Além do etanol farmacêutico, o ministério fechou um contrato para comprar 2,5 mil unidades de fomepizol, um medicamento que também é usado como antídoto para intoxicações. Elas serão compradas de um fornecedor do Japão e devem chegar na próxima semana ao Brasil.

Navegação de Post

Previous: Terror nos corredores da Embasa de Alagoinhas: funcionária é acusada de perseguição e ameaças contra colegas
Next: “O PAU QUEBROU”: briga entre mulheres é registrada na Orla de Madre de Deus; veja o vídeo
 
 
 
 

PRÓXIMOS EVENTOS

Nenhum evento encontrado!