fonte alô Juca
277 aves silvestres foram apreendidas pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/Pituaçu). As fiscalizações ocorreram em municípios do Recôncavo Baiano e em Feira de Santana. Além disso, nove pessoas foram conduzidas.
A operação foi executada em duas etapas. No sábado (20), a ação concentrou-se na feira de animais da Praça Lineu Cerqueira da Silva, em Santo Estêvão, onde 61 aves silvestres foram resgatadas. Nessa ocasião, cinco pessoas que realizavam a comercialização irregular dos pássaros foram conduzidas à Central de Flagrantes de Feira de Santana. O maior número de apreensões ocorreu no domingo (21), na feira livre da Estação Nova, também em Feira de Santana, onde a polícia resgatou 216 aves silvestres e conduziu mais quatro pessoas.
O comércio ilegal e a manutenção de animais da fauna silvestre em cativeiro sem autorização constitui crime, conforme o Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Todas as aves resgatadas, pertencentes a diversas espécies, foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Pituaçu), onde receberão os cuidados necessários antes de serem reinseridas em seu habitat natural.