Alagoinhas recebe gestores de Educação de 12 municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano para o 1º Encontro de Secretários Municipais de Educação, realizado no auditório do Hotel Plaza na manhã desta quinta-feira, 11. A iniciativa é promovida pela Bracell em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e tem como objetivo fortalecer o papel dos gestores municipais, criando um espaço de escuta, troca de experiências e cooperação intermunicipal.
Os participantes discutem o cenário da educação nos municípios, o papel do secretário na gestão educacional e estratégias para o fortalecimento dos Planos Municipais de Educação. O evento reforça a importância da integração e da formação contínua como pilares para o avanço da educação pública na região.
Participante do encontro, o vice-prefeito Luciano Sérgio destaca a importância de investir na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. “Nós estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso, como gestores, com a Educação Infantil e agradecer a possibilidade de estar juntos nesse processo de formação continuada. Acreditamos que esse é o caminho para o desenvolvimento da educação”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Rita Bastos, ressalta a parceria entre o município, a Bracell e o Icep, que garante formação continuada para professores, gestores e equipe técnica. “O foco da formação é a criança como protagonista do processo pedagógico nos diversos campos de experiências. Tal movimento qualifica o cotidiano da sala de aula, ressignificando as diferentes culturas de leitura e escrita e fortalecendo as itinerâncias avaliativas e o planejamento voltado para as infâncias, garantindo um olhar comprometido com o desenvolvimento integral das crianças”, explica.
De acordo com Cíntia Liberato, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell, a ação integra um trabalho diferenciado que a empresa faz em prol da melhoria da qualidade da educação. “A gente acredita que só por meio de uma melhor educação, de uma melhor formação, é possível construir um futuro diferente para o Nordeste, para a Bahia e para o nosso território”, afirma.
O diretor executivo do Icep, Fernando Rossetti, também enfatiza o papel transformador da educação. “É a oportunidade que há para gerar um país melhor para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Esse é o segredo para diminuir as desigualdades no Brasil: uma educação pública, gratuita e de qualidade”, completa.