Skip to content

MENU

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral
Skip to content
8 de agosto de 2025
Kid Gordinho

Kid Gordinho

Notícias, mundo dos famosos, entrevistas, vídeos e muito mais

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral

Audiência Pública apresenta cenários e tendências do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal de Alagoinhas

Redação KG8 de agosto de 2025
 

 

 

Consolidando mais uma etapa do processo de participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento do município, a Prefeitura de Alagoinhas realizou, na noite da última terça-feira, 6, no auditório do Centro Diocesano, uma audiência pública para apresentação dos cenários e tendências do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM, com a pactuação das contribuições sociais colhidas nas Oficinas de Planejamento Participativo realizadas nos meses anteriores.

O PDDM é um instrumento legal e estratégico que orienta o crescimento e o desenvolvimento do município a médio e longo prazo. A partir de princípios, diretrizes e ações, o plano visa garantir o uso adequado do solo urbano e rural, promover justiça social, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Junto com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o PDDM compõe o tripé de planejamento municipal.

A audiência contou com a presença dos delegados do Orçamento Participativo, eleitos nas oficinas realizadas nas diversas regiões da cidade, e dos conselheiros do Conselho Municipal das Cidades, eleitos durante a 6ª Conferência Municipal das Cidades, no último mês de abril. Os delegados e conselheiros tomaram posse oficialmente e assumiram o compromisso de contribuir com o processo de construção coletiva das políticas públicas do município.

À frente do trabalho estão a equipe do gabinete do vice-prefeito Luciano Sérgio e a Superintendência de Participação Popular, vinculada à Secretaria de Governo. Para Flávia Barbosa, assessora do gabinete do vice-prefeito, a audiência teve como foco a análise dos cenários atuais de Alagoinhas, suas potencialidades, fragilidades e as tendências para o futuro do município. “As tendências são prospectivas de futuro. Elas nos mostram, a partir dos dados, onde chegaremos implementando ou não as mudanças necessárias. O plano diretor é formado por princípios, diretrizes e ações estratégicas, então precisamos estudar os dados e ouvir a comunidade para projetar tendências e fazer as prospecções de futuro”, explicou.

Flávia ressaltou ainda que a união entre os dados técnicos e a escuta da população sobre o cotidiano da cidade fortalece o processo de planejamento. “A junção dos dados oficiais com a leitura da comunidade, que vive no dia a dia os problemas da cidade, oferece a certeza do horizonte a ser perseguido”, pontuou.

O vice-prefeito Luciano Sérgio destacou a prioridade que a gestão municipal tem dado à participação popular. “Quem está fora da administração pública tem a ideia de que os problemas devem ser resolvidos pelo prefeito, vice, secretários e vereadores. Nós estamos invertendo essa ideia. O dono do negócio é a população, então todos os passos de planejamento e organização, nós estamos seguindo de mãos dadas com os cidadãos”, afirmou.

Para Hyltom dos Santos, ferroviário aposentado e delegado do Orçamento Participativo pela região Centro, a divisão de responsabilidades entre poder público e população é uma prática positiva e necessária. “Nós estamos discutindo peças muito importantes para nosso município. Ao meu ver, estamos, de fato, organizando a cidade”, afirmou.

Escola de Governo

Segundo Luciano Sérgio, os delegados e conselheiros serão preparados pela Escola de Governo, uma formação com foco nos instrumentos de planejamento municipal, processo licitatório e funcionamento da estrutura administrativa da prefeitura. “Daqui pra frente, vamos preparar o povo para entender a profundidade da responsabilidade de gerir um município do porte de Alagoinhas, uma cidade que já é vanguarda nessas discussões e que já serviu de referência, inclusive internacional, pela elaboração desses instrumentos. Estamos muito felizes com a retomada desse processo com o prefeito Gustavo Carmo”, completou.

 

 

Navegação de Post

Previous: Seman inicia a semana com operação tapa-buraco em diferentes pontos da cidade
Next: Professores da Educação Infantil participam de formação sobre leitura e escrita
 
 
 
 

PRÓXIMOS EVENTOS

Nenhum evento encontrado!