A Prefeitura de Alagoinhas deu um passo importante para a implementação do Programa Bolsa Atleta. Na última quarta-feira, 30, foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 6.407/2025, assinado pelo prefeito Gustavo Carmo, que cria a comissão especial responsável por realizar estudos, avaliações, e definir os atletas de alto rendimento que serão beneficiados.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a Comissão Especial do Programa Bolsa Atleta Alagoinhas passa a ser composta por três membros: Erivaldo da Silva Souza, Gisele da Silva Queroz e João Pedro Porto Carneiro, representantes, respectivamente, da Secet, Gabinete do Prefeito e do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL).
“A comissão está prevista na Lei Nº 2.754/2024, que instituiu o Programa Bolsa Atleta no município, e vai atuar na seleção dos atletas que serão beneficiados, levando em consideração critérios como formação, performance em competições, participação em campeonatos representativos, notoriedade e o alto desempenho esportivo”, comenta o presidente Erivaldo Souza.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, João Henrique Paolilo, a criação da comissão é um passo importante para democratizar o acesso ao esporte de alto rendimento no município. “Isso vai nos dar a condição de regulamentar o Bolsa Atleta e, a partir daí, criar uma política inovadora na nossa cidade, em parceria com a Câmara Municipal, que aprovou a legislação. Dessa forma, conseguiremos dar mais suporte aos atletas e ao esporte em nosso município”, diz.
O secretário municipal de Governo, Anderson Baqueiro, também celebrou a instituição da Comissão Especial do Programa Bolsa Atleta. “Caminhamos para concretizar um projeto que visa oferecer apoio aos nossos atletas que são federados, ranqueados, que representam a nossa cidade fora do município, do estado e muitas vezes até fora do país. Com a criação da comissão, partiremos agora para as próximas etapas, que envolvem uma audiência pública para discutir o tema com os atletas e a publicação do edital”