Skip to content

MENU

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral
Skip to content
31 de julho de 2025
Kid Gordinho

Kid Gordinho

Notícias, mundo dos famosos, entrevistas, vídeos e muito mais

  • Início
  • Gente
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Viral

GREVE DE MÉDICOS: paralisação atinge cinco hospitais da rede estadual na Bahia

Redação KG31 de julho de 2025
 

alo juca

Médicos que atuam em cinco das principais unidades de saúde da rede estadual da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite desta quinta-feira (31). A paralisação atinge as maternidades Albert Sabin e Tsylla Balbino, o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), além do Hospital Geral Roberto Santos e o Hospital Geral do Estado (HGE).

A decisão foi aprovada em assembleia realizada no último dia 24 pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA). O movimento é um protesto contra o desligamento de médicos contratados sob o regime celetista pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Segundo o sindicato, a greve afeta atendimentos de baixa complexidade — fichas verdes e azuis — e os procedimentos eletivos, como consultas ambulatoriais e cirurgias agendadas. Os serviços de urgência e emergência seguem funcionando normalmente.

O Sindimed afirmou ainda que a paralisação segue todos os trâmites legais e fez um apelo à categoria para que respeite os artigos 48 e 49 do Código de Ética Médica, que tratam da substituição de profissionais desligados por retaliação e da unidade da classe médica.

Em nota enviada ao Informe Baiano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) criticou a postura do sindicato, classificando a comunicação como “alarmista” e “desinformativa”. A pasta garantiu que não haverá descontinuidade no atendimento à população, já que empresas terceirizadas seguem prestando serviços nas unidades impactadas.

A Sesab também destacou que participou de reunião com o Sindimed, o Ministério Público do Trabalho e a Procuradoria Geral do Estado, onde foram apresentadas alternativas para manter os profissionais, como a contratação via pessoa jurídica e novos editais para celetistas. Parte dos médicos, segundo a pasta, já teria migrado para outros vínculos sem prejuízo na assistência.

Navegação de Post

Previous: GUERRA EM ILHÉUS: ação da FICCO e PM termina com traficante morto e arsenal apreendido
Next: DUPLA DA FAN PRETA: suspeitos de assaltos são presos com “Bulldog” no Saboeiro
 
 
 
 

PRÓXIMOS EVENTOS

Nenhum evento encontrado!