bahia noticias

Gripe aviária continua preocupando, desfazendo o brexit e outros destaques do mercado nesta terça-feira (20).
**MERCADO DE TOURO**
Você acredita no zodíaco? Se sim, talvez saiba que hoje é o último dia que o Sol se movimenta no signo de touro. Assim como os signos, a bolsa brasileira parece ter se sintonizado na energia do “bull”. Explico abaixo.
DESTINO?
Se há pouco tempo parecia que os próximos meses seriam de banho de sangue nas bolsas de valores pelo mundo, o alívio das tensões geopolíticas mudou tudo. As praças, inclusive a brasileira, estão batendo recorde atrás de recorde.
Foi assim com o Ibovespa ontem, que bateu o patamar inédito dos 140 mil pontos. Influência de touro.
“Bull market”…ou mercado do touro, em português, é uma expressão usada no mundo das finanças para descrever um momento de valorização forte e sustentada dos ativos. O apelido vem da comparação com a forma que o animal chifra, de baixo para cima, com força.
A bolsa brasileira ainda não está tecnicamente neste território, mas, se o andar da carruagem não mudar, pode chegar.
EFEITO BORBOLETA
O motivo do otimismo na renda variável é o mesmo que causou o pessimismo há algum tempo: os EUA.
A política tarifária de Donald Trump fez com que uma parte do capital fugisse do país e de focos de volatilidade. Uma parte dele veio parar nos mercados emergentes –entre eles, o nosso.
Essa é a explicação de João Piccioni, CIO (chefe de investimentos) da Empiricus Gestão. Segundo ele, entrou bastante dinheiro, mas pouco se comparado com o que está investido em mercados maiores. Contudo, já foi o suficiente para colocar a bolsa brasileira em ebulição.
Eventos do dia de ontem contribuíram com a escalada da bolsa e a queda do dólar.
A divisa americana terminou o dia cotada em R$ 5,654.
Mais alta por mais tempo. Segundo Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, é assim que a autarquia vê a Selic. “Faz sentido”, segundo ele.
Ainda, lembrou que tudo depende dos próximos dados e leituras de indicadores da economia, como a inflação e a atividade econômica.
“Estamos vendo o desemprego mais baixo da série histórica, o nível de renda mais alto da série histórica, há uma série de dados demonstrando uma economia de dinamismo alto, apesar de estar convivendo com taxas de juros que seriam entendidas como muito restritivas em qualquer outra economia”, afirmou.
Isso significa que financiar um carro deve ficar muito caro por mais algum tempo, mas o seu dinheiro pode render bem no Tesouro Selic.
**O TAMANHO DO PROBLEMA DA GRIPE**
Falamos ontem sobre como a chegada da gripe aviária em granjas comerciais pode complicar os negócios brasileiros no exterior. Tivemos novidades sobre em que pé está o espalhamento da doença no país e os esforços de detecção dela.
O primeiro foco da influenza aviária de alta patogenicidade foi identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O segundo apareceu em um zoológico em Sapucaia do Sul, também na região metropolitana de Porto Alegre.
Qual quer saber primeiro? A boa notícia é que três dos sete casos suspeitos de infecção no país foram descartados. A má notícia é que ainda há outros três em investigação.
Os locais em análise produzem para subsistência, e não para comercialização.
Eles estão em Santa Catarina, Tocantins e Ceará.
Perceba que cada um fica em um canto do país, o primeiro na região Sul, o segundo no Norte e o terceiro no Nordeste. Isso já coloca uma pulga atrás da orelha dos especialistas: talvez o vírus já tenha se espalhado pelo território nacional.
**B.F.F. (BEST FORNECEDORES FOREVER)**
Você sabe que a situação está complicada quando duas pessoas que não se dão começam a virar amigos.
Depois de uma separação traumática no Brexit, formalizado em 2020, União Europeia e Reino Unido se aproximam, em um momento em que é melhor unir-se entre os seus do que ficar à mercê dos desígnios da economia global.
COMO ASSIM?
O estado e o bloco assinaram ontem uma redefinição histórica das relações. O acordo vem em um momento de reestruturação do comércio global.
O tarifaço de Donald Trump –controlado, no momento– deixou claro que, depois de um período de expansão global das cadeias produtivas, é hora de pensar no seu. Com isso, os vizinhos acharam que era um momento de trégua.
Na verdade, o Reino Unido está fazendo as pazes com todo mundo. No último mês, também selou acordos comerciais com a Índia e com os Estados Unidos. O medo bateu?
DEDO NA FERIDA
O novo trato toca em assuntos sensíveis para as duas partes. Uma delas é a questão da pesca. Alguns países europeus pescavam em águas britânicas, onde há mais espécies. Uma das promessas do Brexit aos britânicos era tomar o oceano de volta, deixando a mercadoria somente para os comerciantes do país.
Antes, eram negociadas cotas anuais de pesca para as nações que desejassem pescar lá. O acordo de separação previa uma transferência da cota europeia para os britânicos até 2026.
Agora, embarcações do Reino Unido e da UE terão acesso recíproco às águas por 12 anos, em troca de uma redução permanente na burocracia e nas verificações fronteiriças que têm impedido muitos pequenos produtores alimentares de exportar para a Europa.
A estimativa é que o acordo pode resultar em um aumento de mais de 20% das exportações agrárias da monarquia para o bloco econômico.
NAS TRINCHEIRAS
A guerra entre Ucrânia e Rússia, além de um governo de personalidade bélica nos Estados Unidos, colocaram os nervos do continente europeu à flor da pele. Por isso, um tratado na área da defesa pareceu uma boa ideia para os dois lados.
A parceria na área da defesa abrirá caminho para que empresas britânicas tenham acesso a um programa de 150 bilhões de euros (R$ 953 bilhões) para rearmar a Europa.
No fim das contas…o recado é claro. Quem não estiver se protegendo, vai rodar.
**O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABERR**
Água mole, pedra dura. A Perrier, marca de água da Nestlé, usou tratamentos proibidos pela União Europeia em seus produtos e foi acobertada pelo governo francês –até Macron sabia.
Uma mão lava a outra? Elizabeth Warren, senadora do Partido Democrata, questionou doações de uma subsidiária da JBS à posse de Trump e sugeriu que dinheiro foi uma troca de favores para autorizar a dupla listagem da empresa.
Todos contra o AirBnB. A Espanha exigiu a remoção de 65 mil anúncios de aluguel de temporada na plataforma. O movimento vai na esteira de outros países que tentam proteger seu mercado imobiliário.
Bilhões e poder. Entenda como uma disputa bilionária, entre o Grupo Petropolis e investidores, mobiliza parentes de ministros do STF.