bahia noticias
O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) protocolou um Projeto de Lei para tornar a “cultura gospel” como patrimônio imaterial da Bahia. O PL foi recebido pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta quarta-feira (4) e irá seguir para apreciação das comissões temáticas da Casa antes de ir para votação no Plenário.
“A Cultura Gospel, para os fins desta lei, engloba as práticas culturais, tradições, valores, crenças e expressões artísticas vinculadas à comunidade gospel, reconhecendo sua importância para a identidade cultural e diversidade religiosa do Estado da Bahia”, diz o único artigo do PL.
Jurailton, que também pastor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus há mais de 20 anos, argumentou que a cultura gospel, mais especificamente a música gospel, é um “fenômeno cultural de destaque”, sendo importante para a formação da identidade cultural do estado da Bahia.
“A Cultura Gospel tem desempenhado um papel crucial na formação da identidade cultural do Estado da Bahia. Seja por meio da música, das artes visuais, da literatura ou das práticas religiosas, a cultura gospel está intrinsecamente ligada à vivência dos cidadãos da região. A música gospel, em particular, é um fenômeno cultural de destaque, com influência não apenas no cenário local, mas também nacional e internacional. Artistas gospel têm contribuído significativamente para a produção musical brasileira, alcançando reconhecimento e sucesso em diversos contextos”, escreveu o deputado.
O parlamentar também defendeu que o reconhecimento da cultura gospel como patrimônio imaterial da Bahia pode fortalecer a participação do segmento na criação de eventos, festivais e de projetos sociais no estado. Jurailton afirmou que a aprovação da proposta “reafirma o compromisso com a proteção e promoção das expressões culturais que moldam a identidade única do estado da Bahia”.
“A comunidade gospel tem desempenhado um papel ativo em eventos culturais, festivais e projetos sociais que beneficiam a população da Bahia. A inclusão da Cultura Gospel como patrimônio cultural reconhece e fortalece essa participação construtiva na sociedade. A Cultura Gospel também representa uma importante parcela da economia criativa, gerando empregos e oportunidades no setor cultural. O reconhecimento formal dessa expressão como patrimônio cultural contribui para o fomento da economia criativa local”, disse Jurailton no PL.
Nesta semana, o Bahia Notícias publicou um levantamento sobre os artistas mais ouvidos no estado no mês de novembro. Entre os nomes, apareceu Fabiana Anastácio, pastora e cantora gospel. Ela também surgiu na lista entre os artistas mais escutados em Salvador ao longo do mês passado e em outubro.
Um outro cantor gospel que viralizou em 2024 foi Samuel Eleotério, com o “pagodão pentecostal”. Atualmente, Samuel Eleoterio, que tem mais de 144 mil ouvintes mensais no Spotify, trabalha com a música ‘Espada Afiada’, porém a faixa ‘Escuta o Barulho’, é o maior sucesso do artista com mais de 2,5 milhões de visualizações.
Vale lembrar que neste ano o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a lei que instituiu o Dia da Música Gospel no Brasil, em 9 de junho