secom
Com uma nova estratégia de vacinação contra o HPV, Alagoinhas inicia vacinação em esquema de dose única. A medida, que dobra a capacidade de imunização dos estoques disponíveis no município, tem a intenção de intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.
O principal objetivo da mudança é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal. A recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O público-alvo continua sendo formado por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos do sexo feminino e masculino. Para quem não tomou nenhuma dose da vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, portando documento de identidade, cartão do SUS, carteira de vacinação e estar acompanhado dos pais ou responsáveis.