a tarde
Israel autorizou que a Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoe e pouse em área do país. Segundo a FAB, o avião mais próximo está em Roma, na Itália, e uma segunda aeronave tem decolagem prevista para a tarde desta segunda-feira, 9.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou que o número de brasileiros com interesse em repatriação aumentou para 1,7 mil. Mais 700 brasileiros se somam aos que haviam indicado interesse pela repatriação. A contagem havia sido feita por meio de um formulário on-line, disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, que tem por objetivo solicitar a repatriação. A maioria dos requisitantes são turistas hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país.
Por meio de nota à imprensa, o Itamaraty recomendou o embarque também em voos comerciais no aeroporto israelita de Ben Gurion. Essa autorização facilita os sobrevoos e pousos. O Itamaraty afirmou que continua colaborando com Israel para assegurar a segurança dos brasileiros durante o processo de repatriação.